As novas do mundo
Estados Unidos
Dez anos após os atentados do 11 de Setembro, os Estados Unidos, mergulhados em seus problemas econômicos, recordam a atrocidade de um dia inscrito para sempre em sua memória coletiva.
No domingo, o presidente Barack Obama irá aos três locais da tragédia: Nova York, Washington e Shanksville (Pensilvânia), onde o quarto avião desviado caiu após a intervenção heroica de seus passageiros para impedir a ação terrorista.
Em Nova York, assistirá a uma cerimônia ao lado do ex-presidente George W. Bush, do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e do ex-prefeito Rudolph Giuliani. Como acontece, anualmente, quatro minutos de silêncio vão marcar - às 8h46, 9h03, 9h59 e 10h28 - os momentos nos quais os dois aviões de carreira atingiram as torres do World Trade Center (WTC) e quando as duas torres desabaram.
Serão lidos, depois, os nomes dos cerca 3 mil mortos, na presença das famílias, também convidadas para a cerimônia, domingo, de inauguração do memorial do 11 de Setembro....
Brasil
Dois fugitivos da Cadeia Pública do município de Cariús, a 418 km de Fortaleza, afirmando estarem arrependidos da fuga, se entregaram a polícia na noite de quinta-feira (8). Segundo o cabo Marcus Andrade, que atua na delegacia da região, os foragidos decidiram retornar para a cadeia por não terem para onde ir. “Era o melhor para eles, iam ter que ficar se escondendo o tempo todo. Melhor voltar mesmo”, disse o cabo.
Segundo Andrade, os dois homens haviam fugido na última terça-feira (6), após destelharem a cela onde estavam. “Aqui só fica preso quem quer ficar. A situação da cadeia é muito precária”, destaca o policial. Ele conta que policiais militares realizaram buscas e conversaram com familiares pedindo que ajudassem a encontrar os dois fugitivos. “A família entendeu que era o melhor e os trouxeram de volta”, disse.
Os dois homens, residentes de Cariús, foram presos em flagrante há seis meses, depois de roubarem a bolsa de uma mulher durante uma festa. Eles aguardavam julgamento na cadeia quando decidiram fugir. “O comportamento influencia muito no julgamento. Fugir só atrapalha”, afirma o cabo. A cadeia pública, atualmente, tem 16 detentos, 10 em regime fechado e seis em semiaberto. Não há excesso no número de presos.
DF suspende atividades escolares ao ar livre no período da tarde
O governo do Distrito Federal suspendeu as atividades ao ar livre em todas as instituições de ensino entre 13h e 17h. A medida é prevista na portaria conjunta que declara estado de alerta por causa da baixa umidade do ar, assinada nesta sexta-feira (9) pelas secretarias de Governo, Educação, Segurança Pública e Defesa Civil.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Paulo Matos, este ano o DF vive uma situação atípica. “Estamos durante muito tempo sob um índice de umidade do ar baixo. Não passado [o valor] chegou a ser mais baixo, mas o índice subiu mais rápido”, afirmou.
SP
A Prefeitura de São Paulo definiu a criação de um grupo específico para cuidar da fiscalização de calçadas na cidade.